Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

PASTOR OU MERCENÁRIO?

Qual a diferença entre o pastor e o mercenário? Em primeiro lugar, vamos ouvir o que nos diz o Senhor Jesus Cristo: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; também a essas devo conduzi-las; darão ouvidos à minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor” (João 10.10-16).
No texto acima, tanto pastor, quanto mercenário foram definidos por Jesus. Que dizem outros recursos literários? “Pastor é aquele que dá pasto; que alimenta”. Os pastores encarregam-se de prover água, alimento e segurança ao rebanho pelos quais é responsável. “É um mentor espiritual; ministro da religião protestante”. Jesus é o pão e a água da vida; é o nosso refúgio, nossa segurança.
Mercenário, é, pois, aquele que visa recompensa, pagamento, salário. Para aquele, a ovelha está em primeiro lugar; para este, as vantagens pecuniárias é o alvo principal. Para aquele, a ovelha é tão importante, que ele dar a vida por ela; para este, o interesse próprio é mais importância; quando consegue ver vir o lobo, abandona a ovelha, porque não é pastor. Veste a roupa de pastor, anda e age como pastor, mas, se seus interesses são ameaçados, despreza a ovelha. É o religioso da ordem da Mercê; requer paga ou recompensa pelo trabalho.
Um abalizado escritor diz sobre essa ordem de pastor: “Expira o amor onde principia o interesse”. O profeta diz que: “Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção” (Isaias 56.11).
Alegra-nos saber que Jesus é o Bom Pastor e não nos abandona! Porém, Deus reclama contra os pastores da ordem das Mercês, dizendo: “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! Diz o Senhor” (Jeremias 23.1). Agora, o próprio Deus decidiu guardar o Seu rebanho! (Jeremias 23.2-4) Aleluia!

Pr. José Lúcio Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário